Provavelmente já lhe aconteceu: foi às compras e apercebeu-se que perdeu a sua carteira ou que o seu cartão que estava no bolso despareceu. O que deve fazer nestes casos?
1º passo: Verificar a sua conta bancária
Se tem a aplicação no telemóvel ou acesso pelo site do banco, poderá ver rapidamente os extratos da conta e verificar se alguém a utilizou indevidamente.
2º passo: Contactar o seu banco
Se perdeu o seu cartão ou suspeita que alguém o roubou, deve contactar o seu banco o mais rapidamente possível.
Ao notificar o seu banco ou entidade emitente do cartão, qualquer movimento que seja feito depois não será da sua responsabilidade, pelo que não precisa de se preocupar com possíveis custos.
Caso tenha verificado movimentos que não foram realizados por si antes de contactar a entidade, em princípio terá de suportar o montante até ao máximo de 50€ (exceto em caso de fraude).
Pode encontrar os contactos no website da respetiva entidade ou através deste documento do Banco de Portugal.
E se não conseguir contactar o banco?
Não sendo possível contactar telefonicamente, pode deslocar-se a um balcão ou fazer o contacto online.
No entanto, esta não deve ser a sua primeira opção, uma vez que a probabilidade de utilizarem o seu cartão aumenta consoante o tempo passa.
3º passo: Apresentar queixa
É importante dirigir-se às autoridades e participar a ocorrência.
E se for eu a encontrar o cartão de outra pessoa?
Neste caso, o mais prudente é entregar num balcão da entidade emitente ou na polícia.
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