O preço médio dos combustíveis tem aumentado frequentemente nos últimos meses, sendo que Portugal é o 5º país com gasolina mais cara e o 6º país com gasóleo mais caro na União Europeia.
É cada vez mais importante poupar na hora de abastecer, por isso trazemos algumas dicas que lhe poderão ser úteis para poupar combustível… e a carteira.
1 – Planeie antecipadamente quando e onde vai abastecer.
Sabia que existe um comparador de preços de combustíveis? Comparando preços na sua zona, pode escolher a opção mais vantajosa. Clique aqui para saber mais.
Além disto, sabia que a gasolina é mais barata nos hipermercados? Nos hipermercados a gasolina encontra-se cerca de 13 cêntimos por litro mais barata que a média, enquanto o gasóleo custa menos cerca de 10,2 cêntimos.
Os hipermercados são assim os denominados “low-cost” que apresentam os valores mais baixos. Apesar do que é popularmente dito, a utilização de combustíveis de preço mais baixo (simples ou sem aditivos) não é prejudicial para os automóveis.
Há também vários postos de gasolina que oferecem descontos, seja por vales emitidos nos supermercados ou por subscrição de serviços/cartões. Verifique o que lhe compensa mais e se tem alguma vantagem.
2 – Verifique a pressão dos pneus regularmente
Se a sua pressão dos pneus estiver muito baixa, haverá mais atrito e desgaste, o que significa que o consumo de combustível irá aumentar. Isto é especialmente importante se fizer uma viagem de longa distância.
Não se esqueça também de verificar o líquido de refrigeração o nível de óleo para evitar problemas com o motor.
3 – Ateste o depósito (de preferência de manhã ou à noite)
Se for colocando combustível conforme necessita, acabará por gastar mais tempo e terá que percorrer mais vezes a distância até ao posto de abastecimento. Opte por atestar o seu carro para evitar deslocações desnecessárias.
Abastecer em horários de menos calor irá permitir também que o combustível esteja num estado mais denso, o que será mais rentável.
4 – Não deixe o carro ligado
Muitas vezes temos a tendência de deixar o carro ligado quando vamos a algum sítio rapidamente. Porém, desligar o carro consome menos combustível.
Se tiver o sistema “Start and Stop”, use-o. Especialmente em cidades, este sistema é um aliado no que toca a poupança de combustível.
5 – Altere os seus hábitos de condução
Uma das coisas mais importantes é evitar acelerar muito de uma só vez, mudar de velocidade assim que for necessário e reduzir a velocidade gradualmente quando precisar de parar.
Fechar a janela quando está em andamento (principalmente a grandes velocidades) também irá ajudar a diminuir o consumo. O ar condicionado deve ser utilizado quando é realmente necessário, uma vez que este também gasta combustível para funcionar. Assim, se necessitar de circulação de ar e puder alternar com a ventilação, essa será a melhor opção.
Há outros pequenos pormenores também importantes: se o seu carro tem caixas de bagagem ou barras no tejadilho, retirá-las irá permitir poupar quase um quarto de combustível.
6 – Ter em atenção o percurso
Pode verificar com antecedência se o caminho que utiliza com frequência será o mais económico, nomeadamente através de aplicações de mapas. Além disso, deve evitar estradas de terra batida, pois pode acabar por consumir mesmo que a distância seja menor.
Evite também trajetos muito curtos, uma vez que o automóvel poderá não ter tempo para aquecer o suficiente.
7 – E estacionar?
Evite deixar o carro ao sol sempre que possível para que a gasolina não evapore. Além disso, evite andar muito tempo à procura de estacionamento, é preferível deixar o carro um pouco mais longe e ter de se deslocar mais alguns metros a pé. Se puder evitar manobras complicadas, ainda estará a poupar mais.
Já conhece o novo Ford Focus ST Edition? Saiba mais aqui.