Sabe como poupar dinheiro no combustível do seu automóvel? - TD Crédito

Agosto 31, 2021
Os preços dos combustíveis subiram 2% em julho.

O preço médio dos combustíveis tem aumentado frequentemente nos últimos meses, sendo que Portugal é o 5º país com gasolina mais cara e o 6º país com gasóleo mais caro na União Europeia.

É cada vez mais importante poupar na hora de abastecer, por isso trazemos algumas dicas que lhe poderão ser úteis para poupar combustível… e a carteira.

 

1 – Planeie antecipadamente quando e onde vai abastecer.

Sabia que existe um comparador de preços de combustíveis? Comparando preços na sua zona, pode escolher a opção mais vantajosa. Clique aqui para saber mais.

Além disto, sabia que a gasolina é mais barata nos hipermercados? Nos hipermercados a gasolina encontra-se cerca de 13 cêntimos por litro mais barata que a média, enquanto o gasóleo custa menos cerca de 10,2 cêntimos.

Os hipermercados são assim os denominados “low-cost” que apresentam os valores mais baixos. Apesar do que é popularmente dito, a utilização de combustíveis de preço mais baixo (simples ou sem aditivos) não é prejudicial para os automóveis.

Há também vários postos de gasolina que oferecem descontos, seja por vales emitidos nos supermercados ou por subscrição de serviços/cartões. Verifique o que lhe compensa mais e se tem alguma vantagem.

 

2 – Verifique a pressão dos pneus regularmente

Se a sua pressão dos pneus estiver muito baixa, haverá mais atrito e desgaste, o que significa que o consumo de combustível irá aumentar. Isto é especialmente importante se fizer uma viagem de longa distância.

Não se esqueça também de verificar o líquido de refrigeração o nível de óleo para evitar problemas com o motor.

Pneu

 

3 –  Ateste o depósito (de preferência de manhã ou à noite)

Se for colocando combustível conforme necessita, acabará por gastar mais tempo e terá que percorrer mais vezes a distância até ao posto de abastecimento. Opte por atestar o seu carro para evitar deslocações desnecessárias.

Abastecer em horários de menos calor irá permitir também que o combustível esteja num estado mais denso, o que será mais rentável.

 

4 – Não deixe o carro ligado

Muitas vezes temos a tendência de deixar o carro ligado quando vamos a algum sítio rapidamente. Porém, desligar o carro consome menos combustível.

Se tiver o sistema “Start and Stop”, use-o. Especialmente em cidades, este sistema é um aliado no que toca a poupança de combustível.

 

5 – Altere os seus hábitos de condução

Uma das coisas mais importantes é evitar acelerar muito de uma só vez, mudar de velocidade assim que for necessário e reduzir a velocidade gradualmente quando precisar de parar.

Fechar a janela quando está em andamento (principalmente a grandes velocidades) também irá ajudar a diminuir o consumo. O ar condicionado deve ser utilizado quando é realmente necessário, uma vez que este também gasta combustível para funcionar.  Assim, se necessitar de circulação de ar e puder alternar com a ventilação, essa será a melhor opção.

Há outros pequenos pormenores também importantes: se o seu carro tem caixas de bagagem ou barras no tejadilho, retirá-las irá permitir poupar quase um quarto de combustível.

 

6 – Ter em atenção o percurso

Pode verificar com antecedência se o caminho que utiliza com frequência será o mais económico, nomeadamente através de aplicações de mapas. Além disso, deve evitar estradas de terra batida, pois pode acabar por consumir mesmo que a distância seja menor.

Evite também trajetos muito curtos, uma vez que o automóvel poderá não ter tempo para aquecer o suficiente.

Interior de carro

7 – E estacionar?

Evite deixar o carro ao sol sempre que possível para que a gasolina não evapore. Além disso, evite andar muito tempo à procura de estacionamento, é preferível deixar o carro um pouco mais longe e ter de se deslocar mais alguns metros a pé. Se puder evitar manobras complicadas, ainda estará a poupar mais.

 

Já conhece o novo Ford Focus ST Edition? Saiba mais aqui.

Outras Notícias

 

Setembro 28, 2018

Viajar é a segunda maior motivação para a poupança dos portugueses

Ler notícia

Agosto 30, 2019

Quanto ganho por dia por pedir fatura com NIF?

Ler notícia

Julho 30, 2019

Crédito ao consumo atinge 672 milhões de euros em maio

Ler notícia