Entre os países europeus, os portugueses estão entre os que têm menor capacidade para pagar contas dentro do prazo. Este paradigma tem vindo a piorar, sendo que nos 24 países considerados, Portugal encontra-se em 22° lugar, apenas acima da Hungria e da Croácia.
Isto significa também que a situação dos portugueses se agravou comparativamente ao ano anterior: em 2020 Portugal encontrava-se no 19° lugar.
De acordo com o barómetro de Bem-Estar Financeiro de 2022, divulgado pela Intrum, os países europeus que apresentam mais capacidade para pagar contas dentro do prazo são a Alemanha, Dinamarca e Áustria.
Este barómetro tem como objeto de estudo o comportamento dos consumidores dos países europeus. Segundo a Intrum, apesar de existir menos capacidade de pagar contas, o bem-estar financeiro dos portugueses melhorou. Além de Portugal, Espanha e Itália também demonstraram uma melhoria.
No que toca a literacia financeira, Portugal soma pontos positivos encontrando-se em 6º lugar. Os primeiros lugares pertencem à Finlândia, Suécia e Irlanda, enquanto a Itália e a França se encontram no fim da lista.
De acordo com este estudo, os portugueses têm também mais capacidade de poupança, visto que em 2020 se encontravam em 19º lugar e agora ocupam o 16º. Os países com maior capacidade são a Irlanda, Países Baixos e Suíça.
Saiba aqui como poupar mais dinheiro.