8 dicas para poupar nas férias - TD Crédito

Junho 14, 2022

O Verão está a chegar e a temperatura começa a convidar a sonhar com as férias, apanhar sol e aproveitar para descansar, especialmente depois dos últimos anos serem afetados pela pandemia.

2022 fica agora marcado também pela crise e pelo início da guerra na Ucrânia. 81% dos portugueses demonstra receio de gastar dinheiro, o que significa que cada vez mais se atribui importância à poupança.

Com o período de férias a aproximar-se, é natural que queira aproveitar, mas também evitar custos desnecessários. Descubra algumas dicas para poupar algum dinheiro sem deixar de se divertir.

 

Se já tem as férias marcadas…

1 – Faça refeições em restaurantes locais ou leve de casa

Os restaurantes em cima da praia ou no centro da cidade normalmente são mais caros do que os restaurantes onde os habitantes consomem (e nem sempre melhores).

Procure em zonas mais afastadas, onde servem comida local a preços mais simpáticos.

 

2 – Leve de casa ou faça um piquenique

Pode escolher preparar refeições em casa para levar. Mesmo que escolha apenas comprar snacks ou lanches no supermercado irá poupar bastante, visto que nas zonas turísticas certamente pagará mais pelos mesmos produtos.

Se vai para a praia, ou mesmo para o campo, porque não fazer um piquenique? Faça um almoço rodeado pela natureza, os mais novos vão certamente adorar.

 

3 – Escolha transportes públicos

Verifique os custos dos diferentes transportes para o sítio onde vai. Dependendo de algumas questões, como quantas pessoas irão consigo e a distância, poderá ficar mais em conta do que viajar de carro.

Além disso, se viajar durante a noite, pode dormir durante a viagem, poupar no alojamento e aproveitar o dia seguinte.

Verifique também se precisa de transportes públicos para se deslocar no próprio destino (principalmente em cidades). Alguns destinos são facilmente percorridos a pé, outros compensam mais comprar bilhete para metro, comboio ou autocarro (ou conjuntos de bilhetes que ficam mais baratos).

 

4 – Atividades grátis ou a preço reduzido

Esta dica é especialmente útil se vai para uma cidade. O essencial é verificar o que pode fazer e planear.

Existem imensas atividades e atrações turísticas que são grátis. Se vai para um destino europeu, saiba que muitos museus e atrações têm preços reduzidos (ou mesmo entradas grátis) para crianças, jovens adultos, estudantes, séniores, etc.

Mesmo que tenha de comprar o bilhete inteiro, se reservar bilhetes online com alguma antecedência consegue por vezes preços reduzidos.

 

Se ainda vai marcas as férias…

5 – Marque as férias para mais tarde

Quanto mais tempo de antecedência, mais opções tem (e mais baratas). Pense em marcar as férias para meses que não sejam tão turísticos (ou seja, julho e agosto), além de evitar fins de semana e feriados.

O setor hoteleiro costuma subir os preços nestes períodos, pelo que pode poupar bastante.

 

6 – Procure ofertas de última hora

Se quer ir de férias em breve, também pode encontrar boas oportunidades de última hora, especialmente quando falamos de voos.

Escolha o destino e esteja atento a estas ofertas. Pode até configurar alertas de voo através do Google para que o informem quando os preços se alterarem.

 

7 – Encontrou um hotel a bom preço? Pode não compensar

Por vezes encontramos um hotel com ótimas condições e a um preço amigável, no entanto nem sempre compensa.

Existem hotéis que se encontram longe de transportes públicos ou das atrações principais, pelo que o dinheiro que pensa que iria poupar no alojamento será gasto em deslocações (além de gastar mais tempo). Tenha em conta estes custos antes de reservar o hotel.

 

8 – Autocaravana ou acampar

Alugar uma autocaravana ou viajar de carro poderá ser uma boa opção para poupar dinheiro no alojamento, ter umas férias diferentes e percorrer vários locais de uma só vez, tanto em Portugal como internacionalmente.

 

Descubra aqui mais dicas de poupança para o seu dia a dia.

Outras Notícias

 

Julho 30, 2021

TOP 5% Melhores PME de Portugal – Edição 2020

Ler notícia

Agosto 30, 2019

BMW lança X6 “mais escuro de sempre”

Ler notícia

Agosto 8, 2023

Porsche escolhe Portugal para a apresentação do novo 911 S/T

Ler notícia