O Kia Niro já está disponível em Portugal, apenas disponível com motor elétrico (à semelhança da versão anterior).
A primeira geração do crossover teve mais de 350 mil unidades vendidas na Europa, o que demonstrou o sucesso da aposta da Kia. Mas então, o que mudou nesta versão?
Design e tecnologia
A nível de design, este Kia Niro mudou bastante comparado ao anterior. Este modelo demonstra linhas mais imponentes e distintas, com uma função aerodinâmica melhorada.
As suas dimensões aumentaram, sendo 65mm mais comprido (4,42 m no total) e 25 mm mais largo (1,825 m). Graças a este aumento, o Niro tem mais espaço nos bancos traseiros e bagageira.
Existem, no entanto, algumas diferenças entre as versões: o Niro HEV tem mais espaço para as pernas e cabeça do que o Niro EV (elétrico), devido ao tamanho e posicionamento da bateria de cada um deles. Já na bagageira, é o Niro EV que supera o HEV (híbrido): a bagageira do EV tem capacidade de 475 l, enquanto o HEV tem apenas 451 l.
A nível de tecnologia, o Kia Niro apresenta o Cruise Control adaptativo (com Sistema Stop&Go), sistema de máximos automáticos (HBA) e assistente de manutenção em faixa (LKA). O modelo apresenta ainda um sistema de navegação com ecrã de 10,25”.
Existem também algumas diferenças quanto ao nível de equipamento. O Niro EV Drive (também disponível na versão Tech) apresenta uma grelha frontal em preto com acabamento cromado, jantes de liga leve 17” e um painel de instrumentos digital.
Já o Niro HEV (híbrido) Tech, apresenta jantes de liga leve 18”, luzes diurnas LED, carregador wireless, o sistema ISLA (Intelligent Speed Limit Assist) e sistema de chave inteligente e botão start.
Características, motores e equipamento
Os Niro estão disponíveis na versão híbrida (HEV), elétrica (EV) e híbrida plug-in (PHEV), no entanto em Portugal o PHEV não será comercializado (os PHEV são, por norma, os menos vendidos). Existem outras alternativas PHEV da Kia, como é o exemplo do Sorento e Sportage.
O HEV tem um motor de quatro cilindros de 1,6 l e motor elétrico, o que resulta numa potência combinada de 141 cv e 265 Nm. Apesar de não ter grande autonomia elétrica, os consumos são baixos, 4,7 l/100 km.
Já o Kia Niro EV tem um motor elétrico de 204 cv (150 kW) e 255 Nm. Isto significa que consegue atingir os 100 km/h em 7,8 s (com velocidade máxima limitada a 167 km/h). Tem ainda uma autonomia de 460 km e consumo de 16,2 kWh/100 km.
A versão elétrica (EV) tem um nível de equipamento mais baixo, o Drive, e o mais elevado, o Tech. O HEV apenas disponibiliza o Tech.
Preços
O Niro 100% elétrico está já disponível para entregas (desde julho), enquanto o HEV estará disponível a partir de setembro.
Os preços começam nos 37.900 €, no entanto a Kia tem uma campanha a decorrer, com preços mais baixos, que poderá compensar.
• Niro HEV Tech — 37 900 €
• Niro EV Drive — 39 431 € + IVA
• Niro EV Tech — 41.830 € + IVA
A Kia oferece ainda uma garantia de 7 anos ou 150.000 km (incluindo o motor elétrico e o conjunto da bateria).
Sabia que os preços dos combustíveis em Portugal estão acima da média da UE? Descubra mais aqui.