Kia Niro: a nova aposta elétrica da Kia - TD Crédito

Julho 31, 2022

O Kia Niro já está disponível em Portugal, apenas disponível com motor elétrico (à semelhança da versão anterior).

A primeira geração do crossover teve mais de 350 mil unidades vendidas na Europa, o que demonstrou o sucesso da aposta da Kia. Mas então, o que mudou nesta versão?

 

Design e tecnologia 

A nível de design, este Kia Niro mudou bastante comparado ao anterior. Este modelo demonstra linhas mais imponentes e distintas, com uma função aerodinâmica melhorada.

As suas dimensões aumentaram, sendo 65mm mais comprido (4,42 m no total) e 25 mm mais largo (1,825 m). Graças a este aumento, o Niro tem mais espaço nos bancos traseiros e bagageira.

Existem, no entanto, algumas diferenças entre as versões: o Niro HEV tem mais espaço para as pernas e cabeça do que o Niro EV (elétrico), devido ao tamanho e posicionamento da bateria de cada um deles. Já na bagageira, é o Niro EV que supera o HEV (híbrido): a bagageira do EV tem capacidade de 475 l, enquanto o HEV tem apenas 451 l.

 

A nível de tecnologia, o Kia Niro apresenta o Cruise Control adaptativo (com Sistema Stop&Go), sistema de máximos automáticos (HBA) e assistente de manutenção em faixa (LKA). O modelo apresenta ainda um sistema de navegação com ecrã de 10,25”.

Existem também algumas diferenças quanto ao nível de equipamento. O Niro EV Drive (também disponível na versão Tech) apresenta uma grelha frontal em preto com acabamento cromado, jantes de liga leve 17” e um painel de instrumentos digital.

Já o Niro HEV (híbrido) Tech, apresenta jantes de liga leve 18”, luzes diurnas LED, carregador wireless, o sistema ISLA (Intelligent Speed Limit Assist) e sistema de chave inteligente e botão start.

 

 

Características, motores e equipamento

Os Niro estão disponíveis na versão híbrida (HEV), elétrica (EV) e híbrida plug-in (PHEV), no entanto em Portugal o PHEV não será comercializado (os PHEV são, por norma, os menos vendidos). Existem outras alternativas PHEV da Kia, como é o exemplo do Sorento e Sportage.

O HEV tem um motor de quatro cilindros de 1,6 l e motor elétrico, o que resulta numa potência combinada de 141 cv e 265 Nm. Apesar de não ter grande autonomia elétrica, os consumos são baixos, 4,7 l/100 km.

Já o Kia Niro EV tem um motor elétrico de 204 cv (150 kW) e 255 Nm. Isto significa que consegue atingir os 100 km/h em 7,8 s (com velocidade máxima limitada a 167 km/h). Tem ainda uma autonomia de 460 km e consumo de 16,2 kWh/100 km.

A versão elétrica (EV) tem um nível de equipamento mais baixo, o Drive, e o mais elevado, o Tech. O HEV apenas disponibiliza o Tech.

 

 

Preços

O Niro 100% elétrico está já disponível para entregas (desde julho), enquanto o HEV estará disponível a partir de setembro.

Os preços começam nos 37.900 €, no entanto a Kia tem uma campanha a decorrer, com preços mais baixos, que poderá compensar.

• Niro HEV Tech — 37 900 €
• Niro EV Drive — 39 431 € + IVA
• Niro EV Tech —  41.830 € + IVA

 

A Kia oferece ainda uma garantia de 7 anos ou 150.000 km (incluindo o motor elétrico e o conjunto da bateria).

 

Sabia que os preços dos combustíveis em Portugal estão acima da média da UE? Descubra mais aqui.

Outras Notícias

 

Julho 29, 2022

Organize as suas finanças com estas ferramentas fáceis de utilizar

Ler notícia

Novembro 30, 2020

Vendas de automóveis voltam a cair na Europa e Portugal sofre segunda maior quebra

Ler notícia

Abril 26, 2023

Novidades no mercado automóvel português: Volkswagen sobe ao segundo lugar em março.

Ler notícia