Como posso cancelar uma transferência bancária?

Outubro 31, 2022

Atualmente, realizar uma transferência bancária é uma tarefa cada vez mais simples. As opções de envio de dinheiro, tanto pagas como gratuitas, continuam a aumentar com o aparecimento de novas plataformas e sistemas de pagamento, o que, consequentemente, faz crescer o número de envios realizados.

Por outro lado, o processo de cancelar uma transferência bancária pode ser algo bastante complicado, dependendo do momento e da forma que a transação foi realizada. Deste modo, é importante saber como reverter este processo para que nunca perca o seu dinheiro.

Um dos fatores mais impactantes neste procedimento é a velocidade com que o dinheiro chega ao seu destinatário, sendo que esta varia consoante o tipo de transação realizada. Se a conta for do mesmo banco, a transferência será realizada quase imediatamente, assim como nos envios por MBWay. Em casos de transações SEPA +, o dinheiro será recebido no dia seguinte.

Posto isto, se a pessoa para quem tiver enviado o seu dinheiro ainda não o tiver recebido, a transferência será mais fácil de cancelar. Nos casos em que o montante já chegou ao recetor, deverá ser feito um pedido de devolução, o que é um processo mais demorado.

 

Como pode então fazer o cancelamento do seu envio de dinheiro?

 

Caso a transação ainda não tiver chegado ao destinatário, deverá contactar de imediato o seu banco para impedir que esta se realize. Após o pagamento de uma comissão pelo cancelamento do envio, a transferência será então anulada.

Se realizou o seu envio de dinheiro através da aplicação MBWay, o processo é ligeiramente diferente. Nestes casos, apenas pode cancelar as transferências pendentes. Além disso, para que não perca o seu dinheiro, é necessário que a pessoa para quem fez a transação tenha a aplicação instalada ou o faça dentro de um prazo de quarenta e oito horas.

No entanto, os envios de dinheiro por MBWay costumam ser imediatos, ao que será necessário fazer um pedido de devolução. Para o fazer, terá de contactar o seu banco. Se as duas contas forem do mesmo banco, a entidade bancária irá comunicar com o titular da conta para a qual o montante foi enviado e pedirá a sua devolução. Caso estas sejam de dois bancos diferentes, o banco irá notificar o banco do destinatário, e fará o pedido de restituição do dinheiro.

Outras Notícias

 

Março 29, 2019

Benefícios fiscais dos PPR

Ler notícia

Setembro 27, 2019

Taxa de esforço: o que é e como calcular?

Ler notícia

Março 29, 2022

Portugal entre os países com maior dificuldade para pagar contas na Europa

Ler notícia