Versão desportiva de topo no seio da família A4, a Audi RS 4 Avant já chegou a Portugal, combinando uma estética apaixonante, com prestações ainda mais arrebatadoras. Tudo, a juntar à já conhecida versatilidade… mas também a um preço que começa nos 112.388 euros.
Apresentada naquela que é a sua quinta geração, a nova Audi RS 4 Avant assume-se como a solução ideal para quem, apaixonado ou necessitado de uma carrinha, gosta também de sentir o poder de desportivo. Com ou sem a família a bordo, tanto importa…
A justificar esta faceta, desde logo, o motor V6 TFSI de 2,9 litros a gasolina, com injecção directa, turbocompressor e sistema de válvulas Audi valvelift, a anunciar uma potência de 450 cv e um binário máximo de 600 Nm – logo a partir das 1900 rpm e até as 5000 rpm.
Graças a estes atributos, uma aceleração de 0-100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h, que com o opcional Pacote Dynamic RS sobre para os 280 km/h, ao passo que, nos consumos, a média avançada fica-se pelos 9,6 l/100 km, sinónimo de 218 g/km de emissões combinadas de CO₂.
Não um, mas dois modos personalizáveis
Equipada, de fábrica, com sistema de tração integral permanente quattro e diferencial central autoblocante, ambos ajudados por uma caixa Tiptronic de oito velocidades, com regulação desportiva e tempos de resposta otimizados, a nova Audi RS 4 Avant recorre ainda a elementos como uma suspensão desportiva RS (Sport Plus) com Dynamic Ride Control (DRC), fruto da utilização de amortecedores ajustáveis em três estágios, além de um sistema de modos de condução Drive Select, com seis perfis: efficiency, comfort, auto, dynamic, e dois modos RS personalizáveis, “RS1” e “RS2”. Uma vez personalizados e gravados no MMI, acessíveis diretamente no comando “RS MODE”.
Graças a este sistema Audi Drive Select, o condutor pode disfrutar de diferentes tipos de gestão do motor e da caixa de velocidades, assistência na direção, suspensão (DRC), diferencial traseiro desportivo, som do motor e funcionamento do ar condicionado. Sendo que, no modo “RS2”, o condutor pode alterar ainda o Controlo de Estabilidade (ESC), para o modo Sport, ou então e caso pressione o botão por mais de 3 segundos, desligando-o completamente.
Finalmente, o sistema de travões RS, com maxilas pintadas opcionalmente em vermelho, foi especialmente desenvolvido para este modelo, com discos ventilados e perfurados de 375 mm à frente e de 330 mm atrás. Embora e opção, estejam também disponíveis travões cerâmicos RS com maxilas pintadas em cinzento, vermelho ou azul, de 400 mm à frente.
Atenção, porque não esconde ao que vem!…
Falando da desportividade… visual, destaque, nesta carrinha A4 hiper-vitaminada, para a zona dianteira, especificamente RS, e que integra uma nova grelha Singleframe, mais larga e estilizada, e para-choques específico RS com entradas de ar laterais. Ao passo que, na traseira, um duplo difusor RS e o para-choques específico, acentuam a agressividade transmitida igualmente pelas jantes em liga leve de 19 polegadas; ou 20 polegadas, em opção.
Já no interior, um volante desportivo multifunções em couro com fundo plano e patilhas em alumínio, bancos desportivos RS em couro com pespontos de contraste com encostos de cabeça integrados, a juntar a uma nova consola central e ainda ao Audi Virtual Cockpit com display RS, ecrã touch de 10,1 polegadas, ar condicionado 3 zonas e comandos sensitivos, mantêm as sensações dos ocupantes em alta. Os quais, numa carrinha com quase 4,8 metros de comprimento e 2,826 metros de distância entre eixos, não deixam de dispor de todas as características práticas igualmente valorizados neste tipo de propostas mais familiares.
A começar, desde logo, num banco traseiro cujas costas podem ser rebatidas na proporção 40:20:40, fazendo disparar a capacidade de carga da bagageira, dos iniciais 495 litros, para 1.495 litros. Facilmente acessíveis através do sistema de abertura do portão, passando o pé por baixo do pára-choques traseiro, sendo que o proprietário pode ainda integrar um opcional pacote de armazenamento e arrumação da bagagem, com barra telescópica, correia de fixação e diferentes olhais.
Já disponível no mercado português, a Audi RS 4 Avant é proposta com preços a partir de 112.388 euros.
Fonte: Turbo