O seguro paga o seu crédito se ficar desempregado? - TD Crédito

Março 16, 2022

Quando pensa em fazer um crédito, provavelmente também considera os riscos que isso implica. E se ficar desempregado e tiver de continuar a pagar o crédito? Saiba que existem seguros que permitem precaver estes casos.

As instituições financeiras têm em conta o risco que assumem ao conceder o crédito aos clientes. Podem, assim, existir alguns requisitos conforme a situação do cliente. O objetivo é reduzir o risco de incumprimento, o que beneficia ambas as partes.

Por exemplo, a idade é um fator relevante na concessão de crédito. Se o cliente tiver idade avançada é possível que o prazo de pagamento seja reduzido.

Além da idade, existem outros fatores que influenciam a situação. Poderá ser necessária a contratação de um seguro, como o de vida ou desemprego. 

O seguro poderá ser uma vantagem para si caso exista algum imprevisto. Se trabalha por conta de outrem, em caso de despedimento, o seguro pagará o crédito por um período máximo pré-determinado (este depende da instituição financeira). 

Além disto, também o protege se ficar impossibilitado de trabalhar, por incapacidade temporária absoluta ou invalidez absoluta definitiva.

 

Como posso contratar um seguro de desemprego?

Deve pedir informações sobre este seguro no momento em que fizer o pedido de crédito. 

Qual é a vantagem?

A vantagem é a segurança que representa para o cliente. Apesar de ter algumas limitações que deve ter em conta no momento de contratação, este pode ser uma boa escolha para garantir que caso aconteça algo, tem apoio e menos uma preocupação.

Damos o exemplo da Ana, que fez um crédito pessoal de 10.000€ para obras em casa. Inesperadamente, 1 ano depois a Ana perdeu o emprego. 

Por ter contratado um seguro que incluía o desemprego, a Ana não teve a despesa de 200€ durante os 3 meses em que esteve desempregada. 

Existem, no entanto, algumas condições que dependem da instituição financeira.

Por norma, o seguro tem um limite no valor e no prazo. Isto significa que se a sua prestação ultrapassar o limite máximo, o seguro não irá  cobrir o valor. Deve consultar sempre as condições para obter mais informação. 

Outras Notícias

 

Novembro 29, 2019

PPR: Mitos, dúvidas & ideias feitas

Ler notícia

Novembro 30, 2022

Se está a pensar tirar a carta de condução, tenha cuidado com esta fraude

Ler notícia

Abril 29, 2021

Como preencher a declaração de IRS em 5 passos

Ler notícia