Número de seguros de saúde aumenta com os “atrasos no SNS” - TD Crédito

Fevereiro 28, 2019

No primeiro semestre de 2018, registaram-se 2,6 milhões de seguros de saúde. Crescimento demonstra preocupações da população em ter um acesso mais rápido a cuidados de saúde. Especialistas falam em “contínuo desinvestimento no SNS” como justificação para o aumento do número de seguros de saúde.

número de seguros de saúde sofreu um crescimento entre os primeiros seis meses de 2017 e 2018. Na origem do aumento, avança a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias (JN), estarão as dificuldades no acesso rápido ao Serviço Nacional de Saúde(SNS).

No último ano, o volume de negócios aumentou 7,4%. No primeiro semestre de 2018, o número de contratos de seguro cresceu 3% em relação aos primeiros seis meses de 2017.

Ao todo, registaram-se assim mais de 2,6 milhões de seguros de saúde, de acordo com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Associação Portuguesa de Seguradores, citados pelo JN.

Especialistas ouvidos pelo mesmo jornal explicam que o aumento do número de seguros de saúde se justifica com os “atrasos no SNS”, refletindo uma preocupação da população em ter “acesso célere a cuidados de saúde” mais rápido.

As mesmas fontes dizem ainda que a recuperação das empresas seguradoras de saúde coincide com o “contínuo desinvestimento no SNS”. Ao JN, o editor científico internacional em Gestão e Políticas de Saúde, Paulo Moreira, prevê ainda que o “setor público seja rapidamente ultrapassado”.

Porém, Pedro Pita Barros, professor na Universidade Nova de Lisboa, também ouvido pelo JN, defende que, ainda assim, o SNS está longe de ser posto em causa, evocando “problemas vários” nos seguros de saúde. E não existe conflito entre os dois sistemas: “O SNS tem o papel de segurador público. (…) Isso não impede nem contradiz que os hospitais privados tenham serviço de elevada tecnologia e que procurem estar presentes também na área da oncologia”.

Fonte: Observador

 

Consulte-nos através do email [email protected] 

Outras Notícias

 

Novembro 30, 2020

Vendas de automóveis voltam a cair na Europa e Portugal sofre segunda maior quebra

Ler notícia

Junho 28, 2019

Audi SQ8 TDI chega com altas doses de potência

Ler notícia

Maio 26, 2023

Já ouviu falar do novo sinal de trânsito em Portugal?

Ler notícia