Durante as primeiras semanas do mês de dezembro, a Stellantis garantiu que 2023 foi o melhor ano da sua fábrica em Mangualde.
Entre janeiro e novembro de 2023, foram produzidos 78 541 exemplares, o que equivale a um aumento de 10% em relação a 2022, atingindo, assim, o melhor ano de sempre. O recorde anterior registado era de 77 607 veículos fabricados em 2019.
Segundo os dados da Associação Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), a Stellantis Mangualde representa, atualmente, 26,3% dos veículos produzidos em Portugal e 95% desse volume dirige-se para o mercado de exportação.
A fábrica de Mangualde garante a produção dos veículos comerciais ligeiros e ainda versões de passageiros Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo Van/Berlingo, Opel Combo Cargo/Combo e também Fiat Professional Doblò/Doblò.
Christian Teixeira, Diretor do Centro de Produção de Mangualde da Stellantis, afirmou que: “Este resultado é fruto do empenho e dedicação da nossa equipa de profissionais, mas também do processo contínuo de modernização das instalações e otimização do processo produtivo”.
A partir de 2024, de forma a seguir o plano ‘Dare Forward 2030’ da Stellantis, Mangualde irá iniciar a sua produção, em grande série, de carros 100% elétricos, incluindo Citroën, Fiat, Opel e Peugeot.
Fonte: Notícias ao Minuto