Chegou o novo Peugeot 208… - TD Crédito

Fevereiro 27, 2019

… e foi confirmada a estreia mundial do Peugeot 208 elétrico, o e-208!

A grande novidade da Peugeot para o Salão de Genebra foi finalmente revelada oficialmente. Depois das fotos que começaram a circular pela internet na passada sexta-feira, e que lhe apresentámos no nosso site, ficam agora confirmadas as mudanças estéticas introduzidas. E não só, também as alterações na mecânica, pois pela primeira vez vai estar no mercado um Peugeot 208 elétrico.

Tudo começa pela base…

Uma das principais alterações no Peugeot 208… é algo que não se vê. Trata-se da nova plataforma CMP, que vem substituir a PF1 que foi utilizada na anterior geração e também no antecessor 207. E são várias as vantagens apontadas a esta nova base, desde logo pela redução do peso em 30kg. A isto junta-se o facto de estar já preparada para a eletrificação e para acomodar sistemas de assistência ao condutor mais avançados, como poderá ler no resto do artigo. A maior suavidade de rolamento, com menos ruídos sentidos pelos passageiros, é outro benefício que não se pode ignorar.

e-208 é mesmo um 208 elétrico

A maior novidade do 208 é, obviamente, a introdução de uma versão 100% elétrica na gama. Trata-se do Peugeot e-208, que recorre a um motor elétrico com 100kW (136cv) e 260Nm. Alimentado por um pack de baterias de 50kWh colocado sob o piso do automóvel (evitando a redução da capacidade da bagageira), o modelo consegue cumprir  340km, num teste de homologação sobre o novo ciclo WLTP. De referir que esta bateria terá garantia de 8 anos ou 160.000km e, com carga rápida a 100kW, consegue atingir 80% da capacidade da bateria em 30 minutos.

                   

O Peugeot e-208 poderá ser guiado em três modos de condução distintos. Tratam-se do Eco, Normal e Sport, sendo neste último que se conseguem os melhores registos para a aceleração: 8,1 segundos nos 0-100km/h. Em termos mecânicos, merece também destaque a forma como funciona o acelerador, já que ele pode ser utilizado para dosear tanto as acelerações como as desacelerações, dependendo da pressão exercida (fonte: km77.com). Outra das novidades do Peugeot 208 elétrico é a existência de serviços exclusivos para este modelo, destinados a potenciar a mobilidade (como o planificador de rotas) ou para encontrar mais facilmente os pontos de carga.

Continuam a estar disponíveis quatro motores a combustão para o Peugeot 208, com um trio de potências extraídas do gasolina 1.2 Puretech de três cilindros (75cv, 100cv e 130cv), e ainda com o Diesel quatro cilindros 1.5 BlueHDi de 100cv. Este último pode surgir com caixa automática EAT8 (oito velocidades) ou com a manual de seis relações. Esta é a mesma configuração disponível para o Puretech 100, enquanto o motor mais potente da gama, o Puretech 130, apenas pode surgir com caixa automática. Para o motor a gasolina de 75 cv apenas existe caixa manual de cinco velocidades.

Continuidade na estética

Tal como aconteceu com o seu maior rival, o Renault Clio, também no Peugeot 208 verificamos que a marca optou por estilizar ainda mais as linhas da anterior geração, ao invés de fazer uma revolução estética. Assim, continua a ser muito fácil reconhecer o best-seller da marca do leão em Portugal. Quanto aos níveis de equipamento, será possível optar entre o Like, o Active, o Allure, o GT Line e o GT. Para os dois últimos um conjunto de acabamentos em preto lacado, assinatura luminosa das três garras em LED, jantes de 17” diamantadas e acabamentos exclusivos para o habitáculo.

Existem três novas cores disponíveis, que são o Faro Yellow metalizado e Vertigo Blue das fotos, e o Elixir Red enverinizado. Para o visual do Peugeot e-208 existem algumas especificidades estéticas, como os logos específicos, um símbolo do leão que muda de cor consoante o ângulo de que seja visto, e ainda um para-choques na mesma cor da carroçaria.

i-Cockpit ainda mais evoluído

Existem algo que praticamente todos os clientes dos novos Peugeot elogiam. Falamos do i-Cockpit, o conceito de habitáculo da marca, marcado por elementos como o volante de pequenas dimensões, os painéis digitais e ainda as teclas em “piano” logo abaixo do infotainment. Este estilo para o interior surge ainda mais evoluído no novo Peugeot 208. De referir ainda que para o touchscreen central existem opções de 7” ou 10” (consoante o nível de equipamento), e a intrumentação digital apresenta as informações num formato de holograma. Existe ainda a bordo a iluminação ambiente, que permite optar entre oito cores. A terminar, as fotos mostram também um estilo bem diferente a zona do tablier na frente do passageiro, com uma superfície plana, o que demonstra a forma como a marca gaulesa procurou potenciar as áreas interiores.

O leão caça em grupo…

Como na savana existem outros leões para comunicar e apoiar cada membro do grupo, também na selva do trânsito o condutor do novo Peugeot 208 não se vai sentir sozinho e sem ajuda. Porque são múltiplas as assistências de condução que evoluem ou são introduzidas no compacto francês. O Cruise Control, por exemplo, passa a ser adaptativo e a conseguir até parar o carro e voltar a colocá-lo em andamento. E pode trabalhar em conjunto com o Lane Assist. Entre a vasta  oferta de sistemas existentes, destaque ainda para o estacionamento autónomo, travagem de emergência até 140 km/h (capaz de reconhecer peões e ciclistas, mesmo de noite) e ainda a comutação automática das luzes.

Chegada ao mercado

Para terminar, faltava apenas dizer quando chegará o novo Peugeot 208. Com a sua estreia mundial agendada para o Salão de Genebra, que abre portas na próxima semana, este best-seller gaulês estará no mercado durante o próximo Outono.

Fonte: Turbo

Outras Notícias

 

Fevereiro 25, 2021

Quer saber quando prescreve uma dívida? Conheça aqui todos os prazos

Ler notícia

Agosto 29, 2018

Indústria automóvel enganou automobilistas portugueses em 1,6 mil milhões desde 2000

Ler notícia

Janeiro 31, 2019

PPR estão na moda. Captaram 10 milhões de euros por dia em 2018

Ler notícia