A Ford e marcas alemães constituíram uma joint-venture para construir uma rede de carregamento de alta capacidade para carros elétricos na Europa.
O Grupo BMW, a Daimler, a Ford e o Grupo Volkswagen (com a Audi e a Porsche incluídas), anunciaram a constituição da “joint venture” Ionity, destinada a desenvolver e implementar em toda a Europa, uma Rede de Carregamento de Alta Capacidade (CAC), para veículos elétricos. Está previsto o lançamento de aproximadamente 400 estações CAC até 2020, o que, no entender das marcas envolvidas, “tornará as viagens de longa distância mais fáceis”, além de marcar “um passo importante para os veículos elétricos”. Com sede em Munique, Alemanha, a “joint venture” será liderada por Michael Hajesch (CEO) e Marcus Groll (diretor operacional), com uma equipa que, no início de 2018, será de 50 elementos.
Um total de 20 estações serão inauguradas ao público este ano, nas principais estradas na Alemanha, Noruega e Áustria, com intervalos de 120 km entre si, através de parcerias com as empresas “Tank & Rast”, “Circle K” e “OMV”. Ao longo de 2018, a rede irá expandir-se para mais de 100 estações.
Cada um destes pontos terá uma capacidade de até 350 kW, usando o Sistema de Carregamento Combinado (SCC) do sistema padrão de carregamento europeu.
“Os parceiros fundadores, BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group, detêm quotas iguais na joint venture, enquanto outros construtores automóveis são convidados a ajudarem a expandir a rede”, apontam as marcas em comunicado.
Fonte: Autohoje