Crédito pessoal - tudo o que precisa de saber - TD Crédito

Junho 24, 2022

Chegou a casa e deparou-se com uma inundação, o que significa gastar centenas de euros em obras. Ou então o frigorífico avariou logo no mês em que ia de férias…

Existem muitas situações inesperadas e nem sempre temos o valor total disponível para as resolver… o crédito pessoal pode ser a resposta.

Entenda em que consiste e os principais termos que deve ter em conta:

 

O que é o crédito pessoal?

O crédito pessoal tem como fim o financiamento para a aquisição de bens ou serviços. Pode fazer um crédito do valor que pretender, sendo que terá depois uma prestação fixa pelo período indicado no contrato (desde os 24 aos 84 meses).

 

O que é uma FINE?

A Ficha de Informação Normalizada Europeia é um documento em que constam todas as informações relativas ao crédito:

·       Tipo de crédito

·       Montante total

·       Prestação mensal

·       Duração do contrato

·       TAEG e TAN

·       Seguro (se aplicável)

·       Encargos

·       Etc.

A FINE tem caráter informativo e será entregue ao cliente no momento da simulação e/ou no quando o contrato é realizado. Segundo o Banco de Portugal, uma das funções da FINE é o de permitir que o consumidor compare diferentes ofertas de crédito e avalie as condições, tomando uma decisão informada.

 

O que é a TAN?
A Taxa Anual Nominal (TAN) é a taxa de juro anual aplicada ao montante do crédito, o que exclui encargos contratuais e impostos.

 

O que é a TAEG?

A Taxa Anual Efetiva Global é uma taxa que engloba o custo total do crédito (incluindo encargos e impostos) anualmente.

Assim, a TAEG inclui custos como:

·       Os juros, impostos e encargos

·       Comissões

·       Seguros (se aplicável)

·       Todos os custos que possam constar no contrato de crédito.

 

O que é o MTIC?
O Montante Total Imputado ao Consumidor representa o montante total do crédito que o cliente irá pagar, incluindo custos associados (juros, comissões, impostos, etc).

O MTIC é bastante importante para comparar as propostas, no entanto é importante ter em conta que nos contratos em que a taxa de juro é variável (especialmente nos créditos à habitação) este montante é apenas indicativo. Isto porque a prestação mensal vai variar consoante a taxa de juro, o que terá impacto no montante final.

 

O que é o mapa da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC)?
O mapa da Central de Responsabilidades de Crédito é um documento em que consta as responsabilidades de crédito que o cliente tem. Esta informação é prestada ao Banco de Portugal mensalmente por parte das instituições bancárias.

Neste mapa é possível verificar todos os contratos de crédito (pessoal, habitação, automóvel) e também cartões de crédito. Consta também se está em incumprimento, ou seja, se falhou o pagamento ou mensalidade de algum valor, o que dificulta o acesso a um novo crédito.

 

Preciso de 2º titular ou fiador?
Dependendo do valor, do período e das condições do contrato, poderá ser necessário incluir um 2º titular ou um fiador/avalista. Saiba mais sobre os cuidados que deve ter ao ser fiador aqui.

 

Precisa de um crédito pessoal? Fale connosco, fazemos uma simulação grátis e sem compromisso.

Outras Notícias

 

Setembro 20, 2019

Novo Fiat 500 X Sport – o “ponta de lança” da gama

Ler notícia

Março 11, 2022

Dicas para combater a inflação e poupar dinheiro

Ler notícia

Outubro 31, 2019

Fiat Chrysler e PSA aceleram na fusão com Carlos Tavares ao volante

Ler notícia