6 dicas para poupar na Black Friday e no Natal em 2021 - TD Crédito

Novembro 24, 2021
Está a chegar a época mais aguardada para quem procura promoções.

A Black Friday é uma data cada vez mais acompanhada e antecipada por consumidores e lojistas. Muitos consumidores aproveitam as promoções e antecipam as compras para o Natal.

Quer gastar pouco dinheiro e não sabe bem como? Descubra aqui algumas dicas para conseguir economizar.

 

1. Antecipe as suas compras

Prepare o Natal antecipadamente.

Comprar as prendas com antecedência ajudará a evitar compras por impulso e a encontrar os melhores preços do que procura (pode até comprar em promoção na Black Friday).

 

2. Compre apenas o que precisa

O mais importante é não ceder às promoções apenas porque “está muito mais barato”. Faça uma lista do que precisa de comprar e um orçamento do que pretende gastar. E mais importante ainda: respeite sempre o seu orçamento.

 

3. Mude hábitos 

Se o objetivo é economizar, então avalie o que costuma fazer e o que pode mudar. Se costuma ter muitos jantares de Natal entre amigos e família, considere fazer reuniões em casa, o que pode implicar menos dinheiro do que jantar fora.

Quanto a presentes, se tem uma família grande, considere dar menos prendas, de menor valor ou até mesmo fazer um amigo secreto.

 

4. Comparar e acompanhar preços

Uma dica de ouro: Acompanhe os preços dos produtos que quer comprar.

Especialmente na Black Friday existem várias lojas que promovem produtos supostamente em promoção, quando na realidade o preço já esteve mais baixo antes (ou aquele é o preço normal).

Nesta ferramenta da DECO Proteste consegue verificar o histórico de preços do produto na loja que pretende comprar. Assim, pode verificar se está mesmo em promoção.

Também é importante comparar o preço dos produtos entre lojas. Neste caso, pode utilizar o KuantoKusta  que permite procurar por uma artigo e comparar os preços praticados em várias lojas.

Compras online

 

5. Tenha muito cuidado onde faz as suas compras

Esta é uma altura em que toda a gente procura promoções, o que facilita as burlas.

Se não conhece a loja, verifique que esta existe mesmo, seja pelo espaço físico, opiniões de outros compradores ou atendimento ao cliente. Tenha em atenção também a burlas de websites falsos ou de pessoas que se fazem passar por uma marca.

 

6. Encomendas concentradas

Se pretende fazer compras fisicamente, considere tudo o que quer comprar antes para que não tenha menos gastos (nomeadamente com a deslocação).

Se pretende fazer compras online, poupe nos portes de envio ao fazer a encomenda de tudo o precisa, em vez de encomendar aos poucos. Pode também optar por encomendar com família ou amigos, dividindo os portes.

 

Dica extra:

Muitas marcas fazem descontos, principalmente online, para os clientes que estão fidelizados, ou seja, que têm o cartão de cliente ou criaram conta online. Verifique se é o caso das suas marcas favoritas.

 

Segundo a ECO, a Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) afirma que a expectativa para esta época festiva é “moderadamente otimista”.

Esperam-se mais volume de vendas do que 2020, ainda que com menor rentabilidade devido à subida de preço de matérias-primas.

 

Saiba como poupar mais no seu dia-a-dia:

3 dicas para aumentar a poupança e diminuir despesa

 

Outras Notícias

 

Março 27, 2018

Opel Insignia: referência em baixo custo de utilização

Ler notícia

Agosto 25, 2021

Estudo: apenas 26% dos adultos em Portugal tem conhecimentos financeiros

Ler notícia

Agosto 31, 2021

Sabe como poupar dinheiro no combustível do seu automóvel?

Ler notícia