Portugal vai ter novo Cartão do Cidadão - TD Crédito

Fevereiro 28, 2023
A partir de meados do ano, Portugal terá um novo Cartão do Cidadão com design renovado e, ainda, mais seguro.

O Cartão de Cidadão (CC) é um documento de identificação físico com um chip que permite o reconhecimento de seu titular como português perante qualquer entidade pública ou privada, seja presencialmente ou digitalmente.

Recentemente, em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, anunciou o lançamento, em meados de 2023, do novo cartão de cidadão.

 

Mais segurança

Segundo o secretário de Estado, o novo cartão de cidadão tem “um ‘design’ muito apelativo e estará, em termos de segurança e de qualidade, no pelotão da frente”.

Em matéria de segurança, o novo cartão trará benefícios para o próprio cidadão e para a preservação de dados.

 

Mais inovação

O novo cartão contará com a tecnologia ‘contactless’, dispensando o uso de leitores de cartões.

De acordo com o comunicado do ministério da Justiça o novo CC terá novas funcionalidades eletrónicas e tecnológicas, passando a ser possível ativar o documento de identificação com “recurso a biometria, mediante a utilização de mecanismos seguros e conformes com as disposições previstas nos regulamentos europeus, eliminando a necessidade de levantamento presencial do CC para ativar os certificados”.

 

Novo design

Quanto ao design, também terá alterações. O chip de identificação será movido para a parte de trás do documento e será adicionado um código contactless. Além disso, a letra e a fotografia serão ampliadas e o nome do documento será escrito também em inglês. Estas alterações visam facilitar a aceitação internacional deste documento de identificação.

 

A substituição será gradual, feita à medida que os cartões atuais forem caducando.

Para além da chegada do novo cartão do cidadão, o secretário de Estado Digitalização e Modernização Administrativa também anunciou novidades sobre o atendimento.

De acordo com o governante, não está previsto o regresso ao atendimento totalmente presencial nos serviços públicos, continuando estes a funcionar com 50% de marcação prévia online e os restantes 50% presencialmente.

 

Em 2023, está previsto que o governo abra mais oito Lojas do Cidadão para facilitar e tornar mais célere o atendimento aos cidadãos.

Com estas medidas, o governo quer trazer mais segurança ao cartão do cidadão e facilitar a renovação deste documento único.

 

Fonte: Jornal Público e Expresso

 

 

Outras Notícias

 

Março 27, 2018

O primeiro carro português que voa chega em 2022

Ler notícia

Maio 11, 2018

FUTURIDADE (2068)

Ler notícia

Outubro 27, 2019

Crédito ao consumo abranda de recorde com menos financiamento automóvel

Ler notícia