Uma revelação inesperada da Volkswagen: não está nos planos da marca criar uma nova geração do Golf. A oitava geração (e atual) provavelmente será a última.
O modelo Golf foi (e é ainda) o mais vendido até hoje. Apesar de ser o mais popular, o CEO da VW anunciou à imprensa alemã que os veículos elétricos serão a aposta, por serem mais vantajosos nos segmentos mais pequenos e porque rapidamente se tornarão mais acessíveis.
Assim, tendo em conta que em breve será, provavelmente, mais barato produzir veículos elétricos a bateria, Thomas Schäfer (CEO) declarou que não faria sentido desenvolver um modelo que não seria capaz de se manter em produção nos próximos 7 a 8 anos, que corresponde ao seu ciclo de vida.
Esta decisão não é ainda definitiva, uma vez que a VW está ainda a trabalhar num restyling do Golf. A decisão será tomada com certeza nos próximos 12 meses, anunciou o CEO.
Com a nova regra do Euro 7, que irá definir consumos e emissões, as marcas irão ter de verificar e melhorar o equipamento de tratamento dos gases de escape (em veículos a combustão) a partir de 2025. A VW prevê que os custos de produção aumentem entre 3.000€ – 5.000€ por veículo, o que é dificilmente rentável em veículos mais pequenos. Esta decisão poderá, eventualmente, incluir outros modelos como o Polo e o Passat.
Com regras mais exigentes a nível de emissões, os automóveis com motor de combustão vão ficar mais caros, o que poderá começar a diminuir o preço dos automóveis elétricos. Isto porque as baterias deverão ver o seu custo a reduzir, tanto pelo aumento do número que será produzido, como pela introdução de novas tecnologias.
Em breve, a VW planeia lançar o ID. 1 e o ID. 2, um mini-hatchback e um mini-SUV, respetivamente. O seu custo será entre 20.000€ e 25.000€.
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