Impacto do Covid-19 nos valores residuais avaliado pelo Eurotax - TD Crédito

Abril 29, 2020

O Eurotax, entidade do Autovista Group está a analisar o impacto previsto nos valores residuais para o mercado automóvel em Portugal e na Europa, em face do panorama de exceção vivido atualmente.

Este estudo e as suas previsões estão em permanente atualização, dependendo das medidas tomadas pelo Estado, pela evolução da crise pandémica e uma noção mais assertiva da dimensão da crise económica e das medidas adicionais necessárias que vierem a ser implementadas para a enfrentar.

Sobre a situação portuguesa, o relatório compara a quase total inatividade do mercado nacional desde a entrada em vigor do estado de emergência – baseado nos números do mercado referentes ao mês de março (-57.4% LP e -51.2% VCL) e as vendas conhecidas de abril (-88.2% LP e -73.9% VCL) – com o que acontece com o mercado de Veículos Usados que, refere o documento, “apresenta um comportamento idêntico e apenas se encontra disponível online, sendo que com muito fraca atividade”.

“Tomando como referencia o mês de fevereiro, o índice de preços de mercado de usados na Internet tem vindo a baixar, principalmente desde a segunda quinzena de março até aos dias de hoje”.

De acordo com este gráfico elaborado pelo Eurotax para carros com diferentes idades, verifica-se uma tendência negativa do preço, tendência essa que, refere o relatório, “deverá marcar o mercado para as próximas semanas”.

Porém, como se verifica no gráfico que se segue e que observa o comportamento de preço referente a seis mercados europeus, Portugal é aquele em que se verifica menor degradação de preço.

Cenários possíveis e matriz de risco

“Num mundo que muda a cada hora, também enfrentamos o desafio de produzir estudos e previsões de mercado que permitam continuar a oferecer aos nossos clientes a melhor estimativa possível, que os ajude nas suas decisões de negócios. Estimativas baseadas em dados sólidos e valores concretos de mercado”, refere o relatório.

Em face disso, traça diferentes cenários baseados nos riscos associados a cinco parâmetros que considera poderem influenciar a tendência e evolução dos valores residuais:

  • Tempo previsto até à propagação da infeção ser contida;
  • Perspetivas económicas para 2020, 2021 e 2022;
  • Do lado da oferta, os problemas previstos na rede de fornecedores na produção de veículos novos;
  • Do lado da procura, o desenvolvimento do consumo privado nos próximos anos;
  • Avaliação da eficácia das medidas de política fiscal e monetária.

Inicialmente, os países da Europa Ocidental pensaram que qualquer desaceleração económica poderia ser recuperada rapidamente. No entanto, essa opinião foi mudando substancialmente nas ultimas semanas e, por isso, atribuímos maior probabilidade a um cenário de risco baixo-moderado, com a possibilidade de uma recuperação rápida ‘moderadamente’. Esse cenário em que acreditamos – e esperamos – será o mais provável com os dados que possuímos atualmente. Essa suposição pressupõe uma queda acentuada da economia ao longo do segundo trimestre, um período de recessão significativa, e posterior recuperação para o último trimestre. Assim, estimamos que exista potencial de valorização capaz de compensar as perdas acumuladas durante o segundo e o terceiro trimestres”, perspetiva o relatório do Autovista Group.

Porém, o estudo não deixa de alertar para o grau de imprevisibilidade quanto à tendência no mercado de veículos usados.

“Durante a crise financeira entre 2008 e 2013, assistimos a quedas acentuadas dos valores residuais, que foram substancialmente superiores aos cenários agora apresentados. Na época, a queda média de valores foi na ordem dos 14%. Atualmente, estamos ainda muito distantes desses valores”.

No entanto, este impacto negativo do Covid-19 no mercado de usados (equacionado para o período abril de 2020 e dezembro de 2020, 2021 e 2022) está dependente dos efeitos de uma série de novos fatores, diferentes dos vividos em 2008, que podem vir a influenciar de forma positiva a recuperação dos mercados:

  • A antecipação de medidas politicas e económicas muito fortes, por parte dos vários governos da zona do euro, procurando contrariar o colapso da economia;
  • O atual choque económico não está associado à falta de oportunidades de financiamento e, após o pico da crise, deveremos assistir a uma procura elevada por parte do consumidor privado, que maioritariamente considerará esta situação como temporário

Fonte: Fleet Magazine

Outras Notícias

 

Agosto 8, 2023

Toyota anuncia descoberta para alcançar mais de 1.200 km de autonomia

Ler notícia

Julho 31, 2018

Vai contratar um crédito? Conheça os novos critérios que as instituições devem respeitar.

Ler notícia

Maio 26, 2020

Precisa de renovar documentos em casa? Use a Chave Móvel Digital

Ler notícia