O tão aguardado novo Mercedes CLS estreou e confirma-se o design sofisticado, mantendo os traços caraterísticos do modelo mas integrando algumas novidades, como as óticas em boomerang. A gama de motores é nova, com três motores de seis cilindros no catálogo de lançamento. Destaca-se o elegante e luxuoso interior, que integra, como opção um extenso painel digital widescreen que inclui dois mostradores de 12.3”.
A Mercedes foi lançando teasers, de imagens e de um vídeo, que muito contribuíram para aumentar a expetativa sobre o novo Mercedes CLS. E a espera terminou hoje, com o fabricante germânico a desvendar o luxuoso modelo.
Um exterior confiante e desportivo
Reconhecível mas mais moderno, a dianteira da nova geração do CLS exibe a grelha em diamante, um traço exclusivo dos modelos coupé da marca, que incorpora orgulhosamente a estrela da Mercedes. A acompanhar esta grelha está a grelha inferior, encaixada no espaço reservado ao radiador, também ela desportiva. A grande nota recai inevitavelmente sobre as óticas em LED Multibeam, de elevada performance e alto alcance, desenhadas em forma de Boomerang, uma novidade no CLS. A dianteira completa-se com o infindável mas elegante capô, que inclui igualmente a insígnia do fabricante.
De perfil, o novo Mercedes CLS é igualmente atraente. Esguio e ao mais distinto estilo coupé, as linhas são demarcadas e musculadas e desvanecem suavemente para a traseira. Parece esculpido detalhadamente. A retaguarda insere farolins também em forma de Boomerang, com a Mercedes a indicar que a luz em LED recursa à tecnologia Edgelight, promovendo uma aparência cristalina e capaz de criar um efeito tridimensional. Destaque para os refletores no pára-choques, separados pela zona do painel reservada à matrícula, para as ponteiras de escape requintadas e para o símbolo da Mercedes, encastrado no porta-bagagens.
“O novo CLS é um ícone no design como o arquétipo de um coupé de quatro portas”, referiu Gorden Wagener, Chefe do Departamento de Design da Daimler AG. No novo CLS, “nós reduzimos o ADN para um nível extremamente puro, ao mesmo tempo carregando emoções com um nível de beleza quase erótico”, acrescentou ainda Wagener.
Tecnologia e coerência no interior
Passando para o interior, mantém-se a elegância em consonância com a crescente importância que a tecnologia assume na indústria automóvel. Diz a Mercedes que o interior do novo CLS é uma extensão da fluidez do design exterior. “Tem linhas básicas e claras, que ecoam o caráter sensual”. O Habitáculo é espaçoso e beneficia de um sistema de luz ambiente, individualmente ajustável em 64 cores. As saídas de ar condicionado têm forma de turbinas de avião e são iluminadas, que, tal como o restante sistema de luz ambiente, permite a selecção em diferentes cores.
A Mercedes indica que como opção o interior integra um extenso painel digital widescreen de alta resolução, que inclui dois mostradores de 12,3”. A consola central, com acabamento em madeira brilhante, pretende dar um aspeto de flutuante e de leveza. O mostrador digital permite a configuração de informação acordo com a necessidade do condutor e da situação de condução. Realçam as opções de estilo ‘Classic’, ‘Sport’ e ‘Progressive’.
Os assentos foram concebidos exclusivamente para este modelo e os bancos traseiros têm a mesma aparência que os da frente, criando uma impressão de assentos desportivos. Ainda assim, sublinha-se que o CLS Coupé é um modelo com a configuração 2+3, e, pela primeira vez, acolhe cinco passageiros. Os bancos traseiros podem ser rebatidos numa proporção de 40/20/40, aumentando a capacidade de 520 litros da bagageira.
Modos de condução, motorizações e suspensão
A Mercedes sublinha que o todos os modelos CLS estão equipados com novos motores, de seis e quatro cilindros em linha, a gasolina e diesel. No lançamento, três motores de seis cilindros estarão disponíveis com as seguintes especificações:
Os 16 Kw (22 cv) acrescidos no CLS 450 4Matic serão debitados por via de um motor elétrico integrado ‘EQ Boost’, apoiado num sistema elétrico de 48 volts, possibilitando o modo de condução “à vela” em certas condições, não recorrendo ao motor de combustão. Desta forma, poupa-se combustível.
A nova geração do CLS utiliza uma suspensão dianteira de quatro braços e no eixo traseiro de cinco braços. De série, o modelo já traz um sistema de suspensão confortável e dinâmico, podendo ser adquirido como opção o sistema de suspensão ‘Dynamic Body Control’, que inclui uma configuração desportiva e um ajuste continuo do sistema de amortecedores dos dois eixos. Também pode ser adquirido o pacote de sistema de suspensão ‘Air Body Control’, com amortecedores reguláveis e adaptáveis. Os modos de condução selecionáveis são o Comfort, o Sport e o Sport +.
Intelligent Drive: Tecnologia partilhada com a Classe S e modo de conforto ‘Energizing’
O novo CLS vem equipado com os pacote de segurança que também equipa a Classe S, o ‘Driving Assistance Package’, que inclui, entrou outras, especificações e valências como o sistema ativo de assistência à travagem, o sistema de manutenção de faixa, o sistema de proteção aos ocupantes ‘Pre-Safe’, o sistema de limite de velocidade, e o sistema de som Pre-Safe.
Como opção poderá adquirir o sistema de controlo ativo de direção, o sistema ativo de seleção de faixa, o sistema ativo de controlo de distância ‘Distronic’, entre outras opções. O pacote Diving Assistance Plus inclui ainda um sistema que consegue preparar a zona dos passageiros da frente para um eventual impacto lateral.
Para as viagens longas e para manter o conforto dos passageiros, a Mercedes concebeu o modo de conforto ‘Energizing’, um sistema opcional. Este modo gere automaticamente funções como o sistema de controlo climático (incluindo fragrâncias), a iluminação ambiente, personalizando também o sistema de som. Os bancos são alterados no aquecimento, na ventilação e há opção de massagens.
A longa espera terminou e novo Mercedes CLS continuar a ser uma referência de luxo.
Fonte: Turbo