Crédito ao consumo regista aumento de 5,1%, o maior crescimento desde 2020 - TD Crédito

Junho 1, 2022

Nos últimos meses registou-se uma tendência de aumento no crédito ao consumo, depois de uma redução no período de pandemia. Em abril, o crescimento registado foi o mais elevado desde abril de 2020.

Segundo os dados do Banco de Portugal, em março o valor total dos empréstimos chegou aos 19,95 mil milhões de euros, sendo que no mês seguinte se registou um total de 20 mil milhões de euros.

Para além do crédito ao consumo, o crédito à habitação também tem demonstrado uma evolução positiva, com um crescimento de 4,8% comparando com o mesmo período no ano passado. Isto representa um montante total de 98,3 mil milhões de euros.

Nos primeiros 3 meses de 2022 os empréstimos para compra de casa chegaram aos 4.155 milhões de euros, o valor mais elevado desde 2007.

Se por um lado o crédito ao consumo continua a aumentar, o crédito às empresas tem vindo a desacelerar. Em abril o montante total de empréstimos foi 76,4 mil milhões, o que representa apenas mais 3,1% do que o ano anterior.

Esta desaceleração foi mais notória nas micro, pequenas e médias empresas, especialmente nos setores de alojamento e restauração, transportes e indústrias transformadoras. As grandes empresas e as relacionadas com o setor de comércio contrariam a tendência, registando um aumento de pedidos de crédito.

 

Sabia que a BMW vai acabar com os concessionários na Europa? Descubra mais aqui.

Outras Notícias

 

Dezembro 31, 2021

O que é um intermediário de crédito? Qual é a vantagem?

Ler notícia

Abril 29, 2021

Já tem preços. Renovado Audi Q5 chega com motores PHEV e Diesel MHEV

Ler notícia

Maio 1, 2022

CX-60: o híbrido plug-in da Mazda

Ler notícia