As portagens eletrónicas, como aquelas que existem nas antigas SCUT e em algumas autoestradas novas, não possibilitam o pagamento no local, uma vez que não existem cabines de atendimento, nem máquinas automáticas para pagamento. No entanto, há diversas alternativas para efetuar essa liquidação – podem ser pagas de forma automática, por débito direto, ou mais tarde, após a passagem, através dos CTT ou das lojas PayShop.
Débito direto
O pagamento de portagens por débito direto implica a subscrição prévia do serviço da Via Verde e instalação de um identificador na viatura.
Muitos utilizadores ainda são proprietários do seu próprio identificador da Via Verde, mas a maioria dos novos contratos são de subscrição, o que significa que o identificador é alugado à empresa.
Em ambos os casos, o identificador está associado a um cartão bancário, permitindo assim que os pagamentos das portagens sejam efetuados automaticamente da conta bancária do utilizador após a passagem pelo pórtico.
Além disso, quem não tem Via Verde dispõe de 15 dias úteis para pagar as portagens somadas pelos pórticos que atravessou. Existem 3 alternativas para fazer esse mesmo pagamento:
Multibanco
Para efetuar o pagamento através do Multibanco terá de aceder ao www.ctt.pt e selecionar a opção “Pagamentos”.
De seguida, clique em “Pagar serviços e portagens” e depois em “consultar portagens a pagamento”.
Ao optar por “pague já com referência multibanco”, tem de digitar a matrícula da viatura, o contacto telefónico e o número de identificação fiscal.
No número de telefone indicado recebe, por SMS, os dados necessários para efetuar o pagamento, que tem de ser feito em 24 horas. O valor da portagem já surge acrescido de custos administrativos.
SMS
Outra alternativa é através de SMS. Envia uma mensagem para o número 68881, por 30 cêntimos, mais IVA.
Nesta mensagem, digite CTT MB seguido da matrícula e do seu número de contribuinte.
De seguida, recebe os dados para o pagamento da portagem, acrescidos os custos administrativos.
Nas 48 horas seguintes, deve receber uma SMS a confirmar o pagamento e com uma referência para obter o respetivo comprovativo.
Presencial
Por fim, em alternativa, pode deslocar-se a uma das estações ou pontos CTT ou a uma loja da rede PayShop.
Ao indicar a matrícula da sua viatura, ficará a conhecer o valor em dívida, este já acrescido de custos administrativos.
Fontes: Deco Proteste