Como pagar antigas SCUT e outras portagens eletrónicas?

Fevereiro 28, 2023
Uma vez que é impossível pagar as portagens das antigas SCUT no momento, existem algumas alternativas para quem não tem Via Verde, nos CTT ou através de SMS a pedir referência multibanco.

As portagens eletrónicas, como aquelas que existem nas antigas SCUT e em algumas autoestradas novas, não possibilitam o pagamento no local, uma vez que não existem cabines de atendimento, nem máquinas automáticas para pagamento. No entanto, há diversas alternativas para efetuar essa liquidação – podem ser pagas de forma automática, por débito direto, ou mais tarde, após a passagem, através dos CTT ou das lojas PayShop.

Débito direto
O pagamento de portagens por débito direto implica a subscrição prévia do serviço da Via Verde e instalação de um identificador na viatura.

Muitos utilizadores ainda são proprietários do seu próprio identificador da Via Verde, mas a maioria dos novos contratos são de subscrição, o que significa que o identificador é alugado à empresa.

Em ambos os casos, o identificador está associado a um cartão bancário, permitindo assim que os pagamentos das portagens sejam efetuados automaticamente da conta bancária do utilizador após a passagem pelo pórtico.

 

Além disso, quem não tem Via Verde dispõe de 15 dias úteis para pagar as portagens somadas pelos pórticos que atravessou. Existem 3 alternativas para fazer esse mesmo pagamento:

 

Multibanco

Para efetuar o pagamento através do Multibanco terá de aceder ao www.ctt.pt e selecionar a opção “Pagamentos”.

De seguida, clique em “Pagar serviços e portagens” e depois em “consultar portagens a pagamento”.

Ao optar por “pague já com referência multibanco”, tem de digitar a matrícula da viatura, o contacto telefónico e o número de identificação fiscal.

No número de telefone indicado recebe, por SMS, os dados necessários para efetuar o pagamento, que tem de ser feito em 24 horas. O valor da portagem já surge acrescido de custos administrativos.

 

SMS
Outra alternativa é através de SMS. Envia uma mensagem para o número 68881, por 30 cêntimos, mais IVA.

Nesta mensagem, digite CTT MB seguido da matrícula e do seu número de contribuinte.

De seguida, recebe os dados para o pagamento da portagem, acrescidos os custos administrativos.

Nas 48 horas seguintes, deve receber uma SMS a confirmar o pagamento e com uma referência para obter o respetivo comprovativo.

 

Presencial
Por fim, em alternativa, pode deslocar-se a uma das estações ou pontos CTT ou a uma loja da rede PayShop.

Ao indicar a matrícula da  sua viatura, ficará a conhecer o valor em dívida, este já acrescido de custos administrativos.

 

 

Fontes: Deco Proteste

 

Outras Notícias

 

Novembro 30, 2018

Consultar todas as contas num único banco já é possível

Ler notícia

Outubro 29, 2020

Crédito a famílias em máximos de cinco anos

Ler notícia

Abril 29, 2020

Comprar carro agora – crise é oportunidade

Ler notícia