Com o aumento do preço de todos os bens nos últimos meses, devido ao efeito da inflação, existem algumas preocupações que poderão impactar os consumidores.
O futuro da economia portuguesa é o fator que mais preocupa os portugueses (59%), seguido pelo poder de compra (57%) e a situação internacional (53%). Segundo o Observador Cetelem, as causas sociais e ecológicas são outros tópicos relevantes, acima até da sua própria vida pessoal, a nível profissional e da saúde.
Com a inflação a subir cada vez mais, 42% dos portugueses revela que nos últimos meses o seu poder de compra foi impactado de forma negativa, principalmente pelo aumento do preço dos produtos que usam diariamente e do combustível.
Quanto às intenções demonstradas a nível de consumo, o gasto mais elevado que os portugueses tencionam ter este ano é em carros usados (em média, 6.960€), férias (1.082€), móveis ou decoração (780€) e ainda formação (608€). Abaixo da média de 500€, encontramos smartphones, eletrodomésticos, saúde, calçado e roupa.
De facto, 1 em cada 6 portugueses tentaram adquirir um veículo este ano, sendo este o gasto mais elevado que tencionavam ter, no entanto nem todos conseguiram. Entre estes, 65% preferiu esperar pelo carro pretendido, enquanto 29% comprou outra marca/modelo e 6% comprou um carro usado.
Com longas filas de espera na compra de um carro novo, 42% disse que preferia comprar outro modelo da mesma marca com mais disponibilidade, 36% preferia esperar para ter o carro que desejava, 14% preferia comprar um carro usado para o receber mais rapidamente e 5% preferia não comprar carro e optar por um sistema de partilha de carros.
Quais as estratégias que podem ajudar a fazer face à subida de preços?
As respostas mais frequentes foram: optar por produtos de menor preço, procurar novas formas de poupar e reduzir quantidade de compras.
Além disto, outras opções:
· Esperar por saldos e promoções (28%)
· Escolher produtos de marcas mais baratas (28%)
· Escolher lojas com preços mais baixos (24%)
· Procurar cupões/cartões de desconto (21%)
· Escolher produtos com menor qualidade (19%)
· Pesquisar os produtos antes de comprar (12%)
· Comprar em maior quantidade (3%)
· Encomendar online para evitar custos de transporte (1%)
Os portugueses consideram também que existem algumas medidas a serem tomadas pelos lojistas para evitar este aumento, como reduzir a diversidade das marcas e dos produtos e apresentar versões mais básicas dos produtos.
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