Carta de condução digital? Poderá ser uma realidade em breve

Março 20, 2023
O objetivo será simplificar o reconhecimento das cartas de condução e facilitar os processos de substituição e renovação.

A Comissão Europeia apresentou, no dia 1 de março, uma proposta de modernização das regras referentes à carta de condução, como parte do projeto “Visão Zero – zero mortes nas estradas da UE até 2050”, que visa tornar as estradas da União Europeia mais seguras.

Com a introdução da carta de condução em formato digital, será possível reconhecer este documento em toda a UE. Esta inovação permitirá criar um sistema de informação que irá tornar possível que as penas por infração sejam aplicadas em qualquer estado-membro (acabando com a atual impunidade transfronteiriça que se observa em grande parte dos casos); possibilitará os condutores de poderem realizar os exames teóricos e práticos em países distintos da UE;  facilitará o ato de substituir, renovar ou trocar carta, uma vez que tudo poderá ser feito online.

A estas alterações, junta-se a possibilidade de obter a carta a partir dos 17 anos, praticando uma condução acompanhada até aos 18, de forma a permitir que os jovens obtenham prática de condução. A ser aprovada, esta proposta regista ainda mudanças a nível do período probatório, que passará a ser de dois anos, com tolerância zero à condução sob efeito de álcool. Neste aspeto, também os valores limite para a condução sob consumo de álcool e substâncias ilícitas serão regularizados, uma vez que atualmente variam de país para país.

A Comissão propôs ainda o alargar das infrações a atos como: não manter distâncias de segurança, realizar ultrapassagens perigosas, desrespeitar regras dos corredores de emergência e conduzir veículos com excesso de carga.

Estas medidas serão analisadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, que deliberarão a sua aplicação.

 

Fonte: Comissão Europeia 

Outras Notícias

 

Julho 30, 2021

“O Risco Espreita” – Plataforma de divulgação do Programa de Literacia Financeira

Ler notícia

Outubro 29, 2020

Poupar ou poupar, eis a questão

Ler notícia

Agosto 8, 2023

Toyota anuncia descoberta para alcançar mais de 1.200 km de autonomia

Ler notícia