Bancos estabelecem critérios de concessão de crédito mais restritivos em 2021 - TD Crédito

Julho 30, 2021

Segundo o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito realizado pelo Banco de Portugal, no 1º trimestre de 2021 os bancos foram ligeiramente mais restritivos na concessão de crédito e condições de empréstimos, nomeadamente no crédito a empresas e ao consumo.

No 2º semestre, esta tendência restritiva aumentou ligeiramente no que se refere ao crédito às empresas. Verifica-se também que a procura diminuiu, o que se explica de certa forma pela menor necessidade de financiamento por parte das empresas, mas o número de pedidos rejeitados aumentou.

No entanto, não se verificaram alterações significativas no crédito a particulares, nomeadamente o crédito ao consumo. Os pedidos de empréstimo particulares aumentaram, o que se deve em parte à confiança dos consumidores e ao nível das taxas de juro.

Para o 3º trimestre do ano, antecipa-se que a procura de empréstimos por particulares aumente, ainda que pelas empresas se mantenha, e que os critérios de concessão de crédito não se alterem significativamente.

Saiba mais sobre crédito ao consumo aqui.

Outras Notícias

 

Julho 31, 2019

Top 10 dos clássicos a comprar antes de subirem de preço

Ler notícia

Novembro 30, 2022

Há 10 anos a realizar sonhos!

Ler notícia

Outubro 16, 2023

Alfa Romeo prepara-se para bater recorde de vendas em 2025

Ler notícia