Bancos estabelecem critérios de concessão de crédito mais restritivos em 2021 - TD Crédito

Julho 30, 2021

Segundo o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito realizado pelo Banco de Portugal, no 1º trimestre de 2021 os bancos foram ligeiramente mais restritivos na concessão de crédito e condições de empréstimos, nomeadamente no crédito a empresas e ao consumo.

No 2º semestre, esta tendência restritiva aumentou ligeiramente no que se refere ao crédito às empresas. Verifica-se também que a procura diminuiu, o que se explica de certa forma pela menor necessidade de financiamento por parte das empresas, mas o número de pedidos rejeitados aumentou.

No entanto, não se verificaram alterações significativas no crédito a particulares, nomeadamente o crédito ao consumo. Os pedidos de empréstimo particulares aumentaram, o que se deve em parte à confiança dos consumidores e ao nível das taxas de juro.

Para o 3º trimestre do ano, antecipa-se que a procura de empréstimos por particulares aumente, ainda que pelas empresas se mantenha, e que os critérios de concessão de crédito não se alterem significativamente.

Saiba mais sobre crédito ao consumo aqui.

Outras Notícias

 

Fevereiro 25, 2021

Vendas de usados em Portugal “ignoram” pandemia e crescem pelo nono mês

Ler notícia

Janeiro 31, 2019

Conhecidas as melhores marcas para os consumidores, em Portugal

Ler notícia

Agosto 30, 2019

Mercado europeu cresceu em julho com aumento dos elétricos e redução do diesel

Ler notícia