Audi SQ8 TDI chega com altas doses de potência - TD Crédito

Junho 28, 2019

Dois turbos para o motor V8, direção às quatro rodas, diferencial desportivo e barras estabilizadoras ativas fazem parte dos “mimos” que a Audi reserva para o SQ8 TDI

Acaba de chegar “o mais desportivo da família Q, o Audi SQ8 TDI”, um Diesel bem animado que promete 435cv de emoções fortes. Além disso, destaca-se o elevado binário disponível logo desde baixas rotações e outros dos apetrechos que garantem um comportamento mais dinâmico ao SUV, que surge ainda “vestido a rigor” para comprovar que se trata da versão mais desportiva.

Um Diesel bem potente

Serão 435cv debitados de um motor Diesel de quatro litros com 8 cilindros, sobrealimentado mediante dois turbos. Mas o principal destaque está nos 900Nm de binário máximo, já que ele estará disponível praticamente desde o arranque, numa faixa entre as 1250rpm e as 3250rpm. O resultado acaba por ser um registo bem interessante nas acelerações, ainda para mais num SUV, pois os 100km/h são atingidos em 4,8 segundos. Já a velocidade máxima, como habitual nos modelos germânicos, está limitada aos 250 km/h.

Um dos segredos neste TDI está na colocação dos dois turbos (um sempre ativo e outro que se liga às 2200rpm) entre o V das bancadas de cilindros, reduzindo o percurso que o ar faz para o motor. Além disso, a marca recorre a um compressor elétrico para maximizar o fluxo de ar, sendo este um dos sistemas alimentados pela corrente de 48 volts. Este sistema alternativo não ajuda apenas nas performances, mas também na eficiência. Isto porque ele também dá energia ao motor de arranque/alternador, que utiliza a eletricidade regenerada em desaceleração. Além disso, entre os 55 km/h e os 160 km/h também consegue desativar o motor num período até 40 segundos. O resultado é que a cada 100km percorridos fica mais meio litro de combustível no depósito.

O Audi SQ8 TDI conta com uma transmissão automática de oito velocidades, que canaliza a potência para o sistema quattro. Em condições normais, a força é repartida pelos dois eixos numa relação 40:60, estando ainda disponível opcionalmente o diferencial desportivo que gere o binário em cada uma das rodas traseiras, evitando a sobreviragem ou subviragem. Originalmente o Audi SQ8 conta com uma suspensão pneumática que pode alterar a altura ao solo em 90mm, e ainda é possível optar entre sete modos de condução distintos. Outros dos destaques do SUV desportivo são as quatro rodas direcionais e ainda o sistema eletromecânico das barras estabilizadoras, que permite contrariar os movimentos da carroçaria para maior estabilidade.

Estilo ‘SQ’

A grelha octogonal com  duplas lâminas indica que estamos na presença do mais potente Audi Q8, com o exterior a ganhar ainda outros elementos de estilo “S” como o difusor preto mate com inserções a cinzento. Além disso, o SUV ‘calça’ pneus 285/45 nas jantes de 20”, embora existam opcionalmente as jantes de 21” e pneus 285/40. O interior também segue a mesma inspiração, com bancos desportivos onde surgem os logos “S”, uma atmosfera dominada por elementos a negro e outros detalhes que acentuam a natureza desportiva. Também na apresentação das informações do Audi SQ8 TDI existem grafismos próprios para o SUV desportivo.

Fonte: Turbo

Outras Notícias

 

Março 27, 2018

Ford revela primeiras fotografias da próxima geração do Focus

Ler notícia

Julho 31, 2018

Será que é mesmo possível poupar com o crédito consolidado?

Ler notícia

Fevereiro 28, 2020

Se ficar desempregado, o seguro paga-lhe o crédito?

Ler notícia