6 Dicas para Escolher o Melhor Crédito Automóvel - TD Crédito

Dezembro 29, 2022

O que é o Crédito Automóvel?

O crédito automóvel destina-se à compra de veículos automóveis por particulares fora do âmbito de atividades comerciais ou profissionais.

Este tipo de crédito, quer se destine à compra de carros novos ou usados, com ou sem reserva de propriedade, encaixa-se no regime de crédito a consumidores e, por isso, trimestralmente o Banco de Portugal fixa as taxas máximas que as entidades financeiras podem cobrar.

 

Como devo escolher o meu Crédito Automóvel?

Antes de escolher qual o melhor crédito automóvel, deve fazer contas à sua taxa de esforço e analisar o quanto pode gastar por mês sem comprometer o seu orçamento familiar.

De seguida, deve escolher o carro que pretende comprar, tendo em conta as seguintes dicas:

1.       Será que o Crédito automóvel é mesmo a melhor opção?

Existem várias opções para comprar automóvel, desde crédito automóvel, ao crédito pessoal, passando pelo Leasing, aluguer ou mesmo o ALD. Antes de tomar a decisão deve considerar qual deles responde melhor às suas necessidades.

Saiba que o crédito automóvel oferece vantagens como a extensão do prazo de pagamento até 120 meses e uma taxa máxima que lhe poderão cobrar que é trimestralmente fixada pelo Banco de Portugal.

2.       Que condições de financiamento oferece a marca?

Saiba que muitas marcas oferecem soluções de financiamento direto que poderão ajudar o seu processo de compra.

Algumas das soluções oferecidas são feitas através de financiamento interno, por uma empresa do fabricante criada para o efeito. Outras são feitas através de parcerias que o fabricante tem com parceiros.

O nosso conselho é que, apesar de lhe ter apresentarem a proposta com o atrativo de rapidez e facilidade, consulte o seu banco ou outra instituição de concessão de crédito, para ver se realmente compensa.

3.       Nunca desista de procurar uma oferta melhor.

A melhor forma de escolher o melhor crédito automóvel é estudar todas as ofertas que existem no mercado. Use as ferramentas que estão disponíveis na internet para fazer simulações ou fale com agentes especializados.

No entanto, lembre-se que os simuladores online não consideram ofertas promocionais ou campanhas que estejam em curso.

Quando compara propostas, olhe para a TAEG, pois só desta forma consegue analisar todos os encargos que o crédito agrega. Em condições semelhantes, opte sempre pela que tiver a TAEG mais baixa.

4.       Faça uma análise profunda de toda a documentação.

Mesmo nos casos em que solicita crédito através do stand, analise a documentação com atenção e peça para ser esclarecido em todos os pontos de forma clara e transparente.

Solicite a Ficha de Informação Normalizada, onde constam todas as informações para que possa comparar propostas de forma simples.

5.       Negoceie a taxa de juro sempre que possível.

Nenhuma empresa gosta de perder um potencial cliente. Se até a proposta mais barata tiver uma prestação superior ao que gostaria, negoceie, só assim ambas as partes saem beneficiadas.

6.       Atente às comissões

Quando estiver a analisar o contrato de crédito automóvel leia com atenção todas as comissões que lhe serão cobradas.

Veja como poderá ir amortizando de forma parcial ou total o crédito. Desta forma poderá ainda usufruir de comissões de reembolso e pagar menos juros sempre que possível.

No caso de o crédito ter sido feito com reserva de propriedade veja se, para anular, lhe irão cobrar alguma comissão.

Outras Notícias

 

Dezembro 7, 2023

Toyota melhora o famoso Yaris Cross e recebe uma motorização híbrida mais potente

Ler notícia

Fevereiro 28, 2023

Portugal vai ter novo Cartão do Cidadão

Ler notícia

Junho 30, 2021

Saiba como evitar burlas na hora de escolher casas de férias

Ler notícia